1. Otimização da Ocupação e Mix de Lojas
A mais famosa e um dos maiores desafios de um shopping center é manter um mix de lojas que atenda às demandas dos consumidores e ao mesmo tempo maximize a ocupação dos espaços. Nossa equipe especialista em gestão de portfólio, recomenda ter esse tipo de gestão pois é possível analisar dados de desempenho de cada loja, prever tendências de consumo e ajustar o mix de maneira estratégica.
Isso resulta em maior atração de público e aumento da receita por metro quadrado. Vale ressaltar a importância de uma análise do público alvo do shopping.
2. Aumento da Rentabilidade do Shopping
Como toda empresa, não se diferenciando a gestão de portfólio tem ferramentas que os administradores de shopping podem priorizar investimentos em projetos e operações que entregam um maior retorno financeiro, impactando nos resultados do ROI.
Implementações de campanhas de marketing em datas especiais e período sazonais, melhorias comuns, a gestão de portfólio ajuda a direcionar recursos para ações que realmente trazem resultados eficientes e muitas vezes de rápido retorno.
3. Gestão Eficiente de Contratos e Relacionamento com Lojistas
Diferente do que a maioria das pessoas pensam, o cliente não são apenas os visitantes do shopping. Se tratando de Gestão, um dos pilares do shopping center são os lojistas. A gestão de portfólio permite monitorar contratos, com condições centralizada, garantindo uma comunicação eficiente para evitar conflitos. Facilitando a identificação de lojistas de alto desempenho e potenciais melhorias, dessa forma você consegue saber quais contratos são menos rentáveis.
4. Tomada de Decisões Baseada em Dados Reais
Ao invés de depender de instituições ou decisões reativas, a gestão de portfólio fornece dados claros, o que resulta em relatórios detalhados envolvendo o desempenho do shopping como um todo. Desde o fluxo de visitantes, conversão de vendas, ocupação de espaço e muito mais.
Como todo negócio, o shopping não é diferente, uma organização que contém dados claros informações concretas, os administradores podem tomar decisões assertivas, resultando em redução de riscos.
5. Planejamento Estratégico de Expansões e Reformas
Seja para expandir áreas, implementar novas experiências ou reformar espaços antigos, a gestão de portfólio é essencial no planejamento de obras e melhorias. Com ela, é possível avaliar a viabilidade de projetos, prever impactos financeiros e garantir que cada investimento esteja alinhado aos objetivos estratégicos do shopping.
6. Melhoria da Experiência do Cliente.
Com o aumento da concorrência, é essencial proporcionar uma experiência diferenciada não só aos visitantes, mas também ao cliente. A gestão de portfólio ajuda a identificar áreas que precisam de melhorias, sejam elas relacionadas ao conforto, tecnologia e principalmente em entretenimento. Investir estrategicamente nos dois pontos focais é importante devido a experiência do consumidor/visitante, fortalecendo a marca do shopping e o tempo de permanência, assim resultando o na melhoria do ticket médio dos lojistas.
Transforme a Gestão do Seu Shopping Center com Estratégia
Shoppings centers que adotam a gestão de portfólio não apenas ganham mais eficiência operacional, mas também criam um ambiente favorável para lojistas e visitantes. Essa abordagem permite:
- Reduzir custos operacionais;
- Maximizar o retorno sobre o investimento (ROI);
- Criar diferenciais competitivos no mercado.
Se você quer levar o gerenciamento do seu shopping para o próximo nível, conte com profissionais especializados e ferramentas que entregam resultados. O futuro do varejo exige estratégia.
Posts recentes
- Como Escolher o Designer de Interiores Ideal: Um Guia Prático para Transformar Seu Espaço.
- Gestão de Portfólio em Shoppings Centers: Como maximizar resultados com estratégia e eficiência.
- Projeto Residencial – Casa Esplanada
- Dicas para não atrasar e estourar o orçamento em projetos.
- As tendências em arquitetura corporativa de 2025.